quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

:.: Os escritores da Bíblia (NT - Epístolas) - 3 de 6 :.:

 Judas, o escritor:

 A Epístola de Judas (=Jd), ainda que breve, tem um forte caráter polêmico. Revela no autor um ânimo resoluto de fazer frente a "certos indivíduos" indesejáveis, que dissimuladamente infiltravam na igreja ensinamentos contrários ao evangelho(vs. 4-7,1 4-1 5,23).

Seu propósito:

A dureza de linguagem, característica deste texto, revela a preocupação do autor. Este adverte sobre as conseqüências da confusão espiritual e da depravação moral que podiam arrastar pessoas ingênuas aos ensinamentos e ao comportamento dos falsos mestres contra os quais escreve.

Data e Lugar da Redação:

Não se conhecem dados históricos precisos relativos a este escrito, a não ser o fato de o autor se identificar como "irmão de Tiago" (v. 1). Por outro lado, a opinião mais generalizada é que esse Tiago era irmão do Senhor e que foi o autor da epístola de Tiago (cf. Mt 1 3.55; Mc 6.3; Gl i .1 9; 2.9; e ver a introdução a Tiago). Se essa hipótese for correta, Judas também era irmão de Jesus.

Não há menção alguma a respeito dos primeiros destinatários desta carta, que, em um grego de elevado nível literário, foi redigida provavelmente entre os anos 70 e 75, entre judeus radicados fora da Palestina.

Seu esboço:

Prólogo (1-2)
1. Propósito da carta: Presença de falsos mestres na igreja (3-4)
2. Descrição do caráter e do juízo que pesa sobre os falsos mestres (5-16)
3. Advertências e exortações (17-23)
Epílogo (24-25)

Encerramento:

Temos que crescer em conhecimento para que não sejamos alvos fáceis para ímpios que não respeitam a capacidade de nosso Deus julgar o mundo e tornam-se assim dissimuladores, Ou seja com o conhecimento da “Palavra” combateremos homens maus como os relatos em (Jd v.4).

Bibliografia:
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nosso próximo texto, falaremos sobre o escritor Pedro.
Estude a Bíblia, não seja ignorante nesse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a dizer sobre a leitura ?