Conteúdo:
01 - Introdução;
02 - 1ª Epístola;
03 - 2ª Epístola.
01 - Introdução: (Jerusalém X Babilônia)
Jerusalém foi conquistada por volta do ano 63 A.C por “Roma”, comandada pelo general Pompeu.
Desde então os judeus passaram a chamar Jerusalém de “Babilônia”(nome da antiga cidade que evocava neles a imagem de um mundo pagão, blasfemo e corrupto) devido ao profundo ódio e desprezo que “Roma” lhes inspirava.
02 - 1ª Epístola
Data e lugar de redação:
A primeira Epístola de Pedro (= 1 Pe) não oferece dados que permitam identificar os seus leitores imediatos. Somente diz que viviam como "forasteiros" nos territórios de "Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" (1.1),cinco regiões do centro e Norte da Ásia Menor (atualmente Turquia).
Provavelmente, se-tratava de pequenos grupos cristãos, compostos por convertidos de origem gentílica(A palavra gentio designa um não-israelita e deriva do termo Latim "gens" (significando "clã" ou um "grupo de famílias") ). Em geral, esses grupos deviam a sua criação á obra missionária do apóstolo Paulo e dos seus colaboradores(1.14,18; 2.9-10; 4.3 ).
Ainda que não tenhamos indicações precisas acerca do tempo de composição desta carta, acredita-se que foi muito próximo do ano 64, em Roma, pouco antes da grande perseguição que Nero desencadeou contra os cristãos daquela cidade.
Propósito:
O objetivo principal desta epístola é animar os seus leitores a manterem, em meio a aflições e perseguições, uma conduta pura, digna daqueles que professam a fé em Jesus cristo(1.6-7; 2.12; 3.17; 4.1,4,12-16,19). Junto a esse objetivo primordial, os ensinamentos que a carta contém aparecem antes de mais nada como o indispensável suporte de uma exortação pastoral.
Conteúdo e Estrutura:
Depois de uma breve saudação (1.1-2), o autor introduz o tema geral do plano da redenção preparado por Deus (1.10-12) para aqueles que põem a sua fé em Jesus Cristo, uma fé que é "muito mais preciosa do que o ouro"(1.7) e cuja meta "é a salvação da alma" (1.9).
Dirige depois uma série de conselhos e recomendações aos crentes(1.13-2,10), que são "raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" para anunciar "as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (2.9).
03 - 2ª Epístola
A Segunda Epístola de Pedro (=2Pe) foi escrita para fortalecer a fé e a esperança dos crentes e para colocá-los de sobreaviso contra a infiltração na igreja de doutrinas errôneas e atitudes destrutivas.
Data e lugar de redação:
O mesmo que a primeira carta.
Tradilcionalmente, se tem pensado que a sua redação teve lugar entre os anos 65 e 68, possivelmente em Roma.
Conteúdo e Estrutura:
Esta epístola contém freqüentes alusões ao Antigo Testamento, embora não haja citações diretas (2pe 2.5-7, cf. Gn 6.1-7.24 e 19.1-16,24; 2pe 2.15-16, cf. Nm 22.4-35; 2pe 2.22, cf. Pv26.11; 2Pe 3.5, cf. Gn 1.6-8; 2Pe 3.6, cf. Gn 7.11; 2Pe 3.8, cf. Sl 90.4; 2Pe 3.13, cf. ls 65.17 e 66.22).
0 autor exorta os crentes sobre a base da "palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso" (1.19-21). E a partir do mesmo fundamento denuncia severamente os ensinamentos e a conduta dos falsos profetas e falsos mestres que induzem o povo de Deus ao erro e que aonde quer que vão "introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou" (2.1).
A fim de ajudar as igrejas a vencer o desalento e a recuperar a confiança, o autor recorda aos seus leitores que as medidas humanas do tempo e das coisas não são as mesmas de Deus (3.8, 10, 13-1 4); e que Jesus Cristo, a quem e em quem a igreja espera, é a chave definitiva do mistério da nossa existência e do plano da eterna salvação do ser humano (3.9,15a).
Bibliografia:
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Encerramento:
Ler faz bem, deixa o cérebro sarado. No próximo texto, o escritor Tiago.
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