sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

:.: Comemorações, Costumes e Festas - Carnaval :.:

O Carnaval é uma festa cultural ou religiosa?
Se fosse cultural, poderia ser preconceituosa, não permitindo que alguma classe participasse?
Se for religiosa, é permitido que sua religião faça parte?

Te desafio a conhecer um pouco mais desse movimento chamado carnaval.


Festa mais que cultural e religiosa

O carnaval é uma festa mais que cultural e religiosa, é um movimento apelativo. Segundo o site “carnavalesco.com.br”, o último dia de temporada de ensaios técnicos é celebrada uma cerimônia ecumênica, que mais parece apenas um encontro de religiões afro-brasileiras se assim pode-se dizer.

Nesse dia “cerimonial” foram levados para a Sapucaí: defumadores, arruda, guiné, palmas, rosas, pereguns, espadas de São Jorge, imagem de São Sebastião etc... Esses atos impedem você, estimado leitor em participar dessa atividade grandiosa que é o carnaval? Continue lendo.

Ah... para dizer que o evangelicalismo não foi impedido de se mostrar uma música “gospel” foi entoada, a saber: “Faz um milagre em mim”.



Lavagem da Sapucaí

Nesse mesmo dia ocorreu a “lavagem da Sapucaí” que segundo a ex-carnavalesca Maria Augusta Rodrigues, é um ritual simbólico, ”lavar” para as coisas acontecerem num espaço limpo. Ainda segundo o site acima citado, O padre Antônio, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi o responsável pela reza, que antes, na mistura das religiões, teve a fanfarra dos clarins e o toque dos tambores para os Orixás, conduzido pelo Centro Espírita Vovó Carolina.

Diz ainda que todos se encontraram para pedir aos deuses, santos e orixás – cada um com sua crença – um Carnaval abençoado.

As folhas de arruda usadas para ungir a Passarela do Samba, ainda existe alguma dúvida sobre o grupo fechado que pode ou deve participar desse evento?


Liesa - Liga independente das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro

Ainda não se convenceu? O site da liga independente das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro pode ser um pouco mais esclarecedor. Lá você encontra os enredos entre outros materiais. No caso da escola de samba denominado Mangueira o enredo do ano de 2017 é basicamente envolvimento religioso conforme a seguir:

"Só com a ajuda do Santo"

“Te corto, te talho. Corto-lhe a cabeça, corto-lhe o rabo, corto-lhe o coração. Só o corpo da gente é que não. Pra trás irás, pra frente não passarás. Onde principiais, lá acabarás.” (Reza popular)

No enredo do carnavalesco Leandro Vieira tem ainda mais um trecho para sua apreciação:

“Botar “guri” pra ser anjinho de procissão. Bendizer o “meu Padim.” Me apegar com a “Mãezinha” pra desatar qualquer nó. Carregar andor, pegar na corda. Na terceira onda que quebra na praia, lançar no balanço do mar: perfume, rosa, espelho e pente, pra Inaê, Marabô, Janaina se enfeitar.”

Entrega das chaves

E quanto a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo? Em algumas cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia. Será coincidência a quantidade de desgraças ocorridas nesse período?

Origem

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".

O correto seria: (Deuteronômio 8.10)

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne.

Um conselho: (Mateus 26.41)

O Carnaval no Rio de Janeiro:
O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

Escola de Samba

É um tipo de agremiação de cunho popular que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo.

Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes, usam fantasias alusivas ao tema proposto.

Cuidado com relacionamentos. (Salmos 1)

Quer ir um pouco mais a fundo? Veja o documento “abre-alas” com algumas explicações sobre os desfiles:

Encerramento:

Deus nos marcou para fazer diferença entre seus filhos na terra e os filhos da iniquidade. (Êxodo 11.7, 12.22)

Dicionário:

Oxalá - "tomara; queira Deus; provera Deus"

Trata-se de uma interjeição antiga, usada em Portugal por causa da influência árabe e que significa "tomara; queira Deus; provera Deus". As versões bíblicas em português datam do século 17, quando essa interjeição era bastante usada. Hoje, no Brasil, com a popularização das religiões afro-brasileiras, descobriu-se que, em algumas delas, oxalá é o nome de uma entidade (na verdade, o nome seria orixalá, mas houve síncope da sílaba ri). Por essa razão, as versões mais novas da Bíblia em português têm trocado o termo por "Tomar", ou "Quem dera" (Sl 119.5).

Ecumenismo é o processo de busca unitário. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, anglicana e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Bibliografia:

Bíblia de Estudo Almeida. Barueri  SP:Sociedade Bíblica do Brasil, 1999;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval#cite_note-1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Rio_de_Janeiro
http://bibliabasicadoevangelho.blogspot.com.br/2011/12/oxala-expressao-biblica.html
http://www.carnavalesco.com.br/noticia/lavagem-do-sambodromo-leva-boas-energias-para-os-desfiles-e-sambistas-no-carnaval-2017/40731
http://www.suapesquisa.com/carnaval/rei_momo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a dizer sobre a leitura ?